Os temas aqui propostos são sugestões para o desenvolvimento de projetos extra-classe pelos alunos de ZOOLOGIA IV da Universidade Federal da Bahia para o semestre 2010.2.
O desenvolvimento destes projetos pelos discentes tem por objetivos:
a. estimular o discente a buscar conhecimentos complementares aos temas desenvolvidos na disciplina ZOO IV;
b. estimular o desenvolvimento de trabalhos práticos não-demonstrativos;
c. facilitar a fixação do conteúdo abordado;
d. provocar reflexão crítica sobre a qualidade e quantidade do conteúdo trabalhado nos ensinos fundamental e médio;
e. estimular a criatividade do discente;
f. criar ambiente propício à extensão universitária;
g. auxiliar no desenvolvimento do espírito crítico relacionado à pesquisa científica.
h. avaliar o discente por métodos de avaliação diversificados.
Avaliação: os projeto pontuarão de 0 a 10 e terão peso igual às provas.
Todos os produtos dos projetos deverão permanecer como patrimônio da universidade para fins didáticos e expositivos.
Os temas poderão ser propostos pelos discentes após análise do professor responsável. Todavia, com o intuito de facilitar o aluno ainda sem "idéias claras do que desenvolver", seguem abaixo algumas sugestões de temas que considero interessantes e importantes:
1. Zoologia dos Cordados no Ensino Médio: análise crítica dos conteúdos e da 'forma' de abordagem utilizados em livros didáticos voltados ao Ensino Médio. A construção metódica da análise seguirá o modelo de formulário que deverá ser preenchido pelos alunos para cada obra em separada.
ORIENTAÇÃO GERAL: desenvolva
sua análise de maneira precisa e detalhada. Cada informação deve ser
examinada com cuidado, assim como ilustrações (figuras, desenhos e
esquemas), legendas e tabelas. Os assuntos tratados na obra devem
estar consonantes com os objetivos da obra e público-alvo. Os itens
a serem preenchidos são, em sua maioria, auto-explicativos. Em caso
de dúvida, procure o professor responsável pelo exercício. Você deve
realizar somente análise dos conteúdos relacionados à Zoologia dos
Cordados. Note, porém que há obras que tratam do assunto ao longo de
unidades diferentes! Atenção, portanto, em sua análise.
Para cada obra deverá ser
preenchida ficha em separado. As obras a serem avaliadas deverão ser
aquelas disponibilizadas pelo professor.
Ao professor deverá ser
entregue uma ficha para cada obra por grupo de discentes. Cada grupo
deverá ser composto de 03 a 05 alunos; cada grupo avaliará 01 obra,
sendo que todos os membros de cada grupo deverão avaliar a
obra e preencher fichas individuais. Ao final da discussão
intra-grupo, uma única ficha consolidada por grupo será entregue ao
professor. Cada grupo deverá apresentar seus resultados oralmente,
sintetizando os principais resultados e recomendações.
2. Modelos de protrusão das maxilas em Actinopterygii: criação de modelos articulados que demonstrem o processo de articulação e movimentação. São necessários modelos que evidenciem os mecanismos observados em paleoniscoides (p.ex., Paleoniscus), Amia e Teleostei (naqueles cujas peças esqueléticas têm amplo movimento para protrusão).
verifique!
-
RESULTADOS
- TEMAS sugeridos para trabalhos práticos
- Como organizar meus estudos em ZOO IV?
- Avaliação
- Calendário UFBA
- Museu de Zoologia da UFBA
- AMPHIBIA UFBA
- ZOO IV versão 1999-2004
- Biblioteca Central
- Links interessantes
- Agradecimentos
CALENDÁRIO
NOTÍCIAS
Setembro 16, 2014

AVISO 1: As aulas teóricas de DIVIII serão realizadas no Salão Nobre do Institiuto de Biologia da UFBA por motivos de força maior, conforme a nós explicado pela Chefia do Departamento de Zoologia da UFBA.
Nos desculpamos por quaisquer inconvenientes que possam ser atribuídos por esta medida.
Cordialmente, Marcelo Napoli.
Setembro 16, 2014

A Disciplina de Zoologia IV foi modificada no novo currículo do Instituto de Biologia da UFBA para Diversidade Zoológica III. Neste contexto, a disciplina passou a se ocupar dos Deuterostomia, não mais somente dos Chordata, além de ter reduzido a carga horária de 6h semanais para 4 horas semanais. Estas alterações, levaram à reestruturação da disciplina, a qual ainda está em fase de ajustes.
Espero que possamos realizar as adequações e que estas sejam capazes de manter a essência do que foi ZOO IV.
Saudações, Marcelo Napoli.
Setembro 03, 2011

AVISO 1: Não estarei lecionando ZOO IV no semestre de 2011.2. É a primeira vez em nove anos consecutivos que não estarei presente em sala de aula. Ao assumir a Coordenadoria de Pesquisa e Criação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (PROPCI) não foi possível compatibilizar todas a demandas. Estimo muito sucesso a todos e que o curso de 2011.2 seja excelente.
Saudações, Marcelo Napoli.
AVISO 2: Aulas de minha autoria disponibilizadas neste website NÃO devem ser consideradas como matéria lecionada por outros professores.
AVISO 3: Aulas ministradas por mim se encontram disponíveis neste website em "AULAS". A 'senha' para acessar certos módulos NÃO será disponibilizada no semestre 2011.2.
SUGESTÃO: visite e baixe grátis o 'Timetree of life'.
SUGESTÃO DE LEITURA: Shubin, Neil. 2008. A história de quando eramos peixes. Ed. Campus, 191 pp.
Ver detalhes em 'Aulas', 'Tema 05'. A leitura objetiva (1) integrar diversos conhecimentos que compõem o estudo da Zoologia de maneira unificada; (2) atentar para características morfológicas, fisiológicas e genéticas importantes na transição dos vertebrados de ambientes aquáticos para ambientes terrestres.